Secretário Roberto Silva e Radioamador Herculano Abrahão participando do Simulado
 
Os exercícios simulados ocorrem sempre no dia 10 de cada mês.
Existem rotinas, cuja preparação começam bem antes do Simulado.
No primeiro dia útil de cada mês, a equipe do Monitoramento da defesa Civil de Teresópolis em conjunto com as equipes responsáveis pela manutenção das Sirenes, Pluviômetros e Réguas com sensores para medir níveis dos rios, vistoriam todas as Estações, para garantir o funcionamento das mesmas. É um pré-requisito para o bom funcionamento do Sistema e também para o Simulado.
Após a verificação das Estações, a Equipe de monitoramento verifica todos os telefones, endereços e demais dados de contato da Rede NUDEC, para garantir que esta lista estará sempre atualizada.
Secretárioe  Sub-Secretário de Defesa Civil, acompanhando as informações do Radar Meteorológico
 
A Defesa Civil de Teresópolis utiliza-se de Sistemas através de Satélites e de Radares Meteorológicos para a previsão do tempo.
Neste Sistema, podemos acompanhar a evolução da chuva, sua direção, tempo de vida, volume e intensidade, e com o auxílio das Estações Meteorológicas instaladas, acompanhar os níveis em milímetros, nas diversas localidades. Estas informações, possibilitam a antecipação de problemas graves. É exatamente na suposição de que tais problemas possam ocorrer, que fazemos o exercício de simulação do Sistema de Alerta e Alarmes, envolvendo toda a população das áreas consideradas de risco. Todas as informações produzidas pela Equipe de Monitoramento da Defesa Civil de Teresópolis, bem com aquelas recebidas pelos diversos Institutos que trabalham com a previsão do tempo, os alertas recebidos e demais informações pertinentes, são divulgadas no Site da Defesa Civil ( www.dcteresopolis.blog.br ) e também enviadas por E-mail para toda a imprensa (Jornais, Rádios, Tvs), para emails cadastrados e Prefeitura, com o intuito de divulgar ao máximo todos os dados sobre o tempo.
Imagem da tela do Sistema de Alerta e Alarme para acionamento das Sirenes

Os Radioamadores da Cidade de Teresópolis, através do seu Clube de Radioamadores (GRATE), participam de todos os exercícios, apoiando os Agentes da Defesa Civil e a população.
A LABRE RJ - Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão do Estado do Rio de Janeiro, vem apoiando desde o início.  Cedeu a sua Licença de uma Estação Repetidora, para que a Defesa Civil pudesse instalar seus equipamentos de comunicação e disponibilizasse para os Radioamadores realizarem as operações de comunicação de emergência em toda a cidade. Além do GRATE e da LABRE, o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, designou um Coordenador Municipal para a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - RENER. A RENER, está presente em todo o Brasil, com representações em todos os estados da Federação, e por força de Lei, a Estação que Coordena estas atividades nos estados é a LABRE. Em casos de emergência, o Secretário de Defesa Civil aciona a RENER, que possui Radioamadores do GRATE e da LABRE, treinados em radiocomunicação de emergência, para dar apoio as atividades da Defesa Civil e demais autoridades.
No exercício do Sistema de Alerta e Alarme realizado neste mês de junho de 2013, a RENER foi acionada para testar os protocolos de comunicação de emergência. Participaram deste exercício, a LABRE, o GRATE e a Defesa Civil de Teresópolis. Através do  Repetidor de Comunicação em VHF, na frequência de 147.360 MHZ, e do HF na banda dos 40 metros em 7.083MHZ, o Brasil inteiro pode acompanhar o exercício simulado e as comunicações entre os Radioamadores.
Os exercícios simulados de Alerta e Alarme são realizados para testar as rotinas de prevenção e dos equipamentos usados para alertar a população nas áreas consideradas de risco.
Nestas áreas, existem grupos de voluntários denominados de NUDEC - Núcleo de Defesa Civil Comunitário.
Estes NUDECs participam periodicamente destes exercícios, com o objetivo de fixar o treinamento importantíssimo para resguardar o nosso bem mais valioso que é a vida.
Em todas estas áreas consideradas como de risco, existem Sirenes com Pluviômetros, que são monitoradas através de Sistema informatizado, cujo acompanhamento é realizado 24h por dia, sem interrupção, pela Equipe de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil de Teresópolis. Mapa das áreas de risco
Membros da Equipe de Monitoramento da Defesa Civil atuando em suas funções
As Estações Meteorológicas e o Sistema de alerta e alarme que fazem parte do nosso Sistema de Prevenção, estão interligadas a Internet, através do Sistema 3G, mas, possuem redundância, caso a telefonia celular venha a falhar, e também podem ser acionadas manualmente pelos NUDECs, que foram treinados para esta finalidade, caso ocorra uma emergência. Sistema de Alerta e Alerme acoplado a uma Estação Meteorológica
Radares e Satélite Meteorológico com informações da chuva no Brasil e no estadio do Rio de Janeiro
Dois dias antes de iniciar o Simulado, as Estações de Alerta e Alarme são acionadas duas vezes ao dia, uma vez na parte da manhã e a outra na parte da tarde, para avisar a população que haverá o exercício. O objetivo é permitir que todos se preparem para o Simulado e não se assustem no dia em que acionaremos as Sirenes para o treinamento.
Radioamadores na sala do Monitoramento da Defesa Civil de Teresópolis. Da esquerda para a direita: PY1UAP Coordenador Municipal da RENER e Chefe da Divisão de Monitoramento e Comunicações da Defesa Civil de Teresópolis, PY1ZK - Antonio Carlos, Agente da Divisão de Monitoramento e PY1CG -  Carlos Guinle, Agente Municipal da LABE-RJ e Presidente do GRATE
A Defesa civil disponibilizou um Repetidor de VHF de fabricação da YAESU/VERTEX,  modelo VXR-7000, antenas e cabos, para que o repetidor pudesse ser instalado. A LABRE-RJ viabilizou a transferência da licença de funcionamento junto a ANATEL e o Repetidor encontra-se em pleno funcionamento.
O Indicativo de Chamada deste Repetidor para a frequência de 147.360MHZ é PY1DCC.
 
O repetidor está licenciado e instalado no Morro do Cemitério, fazendo a cobertura de toda a nossa cidade. A importância de um sistema como este, é quando os desastres ocorrem e os meios de comunicação formais falham ou simplesmente deixam de existir.
Repetidor Profissional VXR-7000 para a banda de Radioamador
Sirenes acionadas : 26
Caleme 1
Caleme 2
Caxangá 1
Coréia 1
Coréia 2
Corta Vento 1
Fischer 1
Fonte Santa 1
Fonte Santa 2
Granja Florestal 1
Granja Florestal 2
Granja Florestal 3
Perpétuo 1
Perpétuo 2

Pimentel 1
Pimentel 2
Quinta do Lebrão 1
Quinta do Lebrão 2
Quinta do Lebrão 3
Rosário 1
Rosário 2
Santa Cecília 1
Vale da Revolta 1
Vale da Revolta 2
Três Córregos
Cruzeiro


 
Os testes iniciaram as 10h00 e após todas as checagens com as equipes e com as NUDECs,  as 10h16 fizemos o encerramento do Simulado.
Movimentamos com a população destas localidades, pontos de apoio e Agentes da Defesa Civil de Teresópolis.
Contamos com o apoio dos Radioamadores do GRATE e da LABRE do Rio de Janeiro, nas comunicações com estas localidades.
 
Exercícios Simulados realizados nas Escolas Municipais
   29/11/2012 - Filme 1 -  Cruzeiro
   29/11/2012 - Filme 2 -  Cruzeiro
   29/11/2012 - Fotos Cruzeiro
   29/11/2012 - Fotos Pessegueiros
Secretaria Municipal de Defesa Civil - Teresópolis/RJ
Rua Wilhelm Cristian Kleme, 270 - Ermitage, Teresópois, RJ - CEP 25975-550
Telefone. (21) 2742-7025
Em caso de emergência ligue 199